Exma. Senhora Presidente da Junta de Freguesia da Portela
Dra. M. Manuela Simões Dias,
Assunto: Sinalização para chegar e sair da Portela
Depois de volvido mais de um ano de mandato, venho felicitar a Junta de Freguesia da Portela pela colocação de placas identificadoras nas entradas da Portela e pela conclusão da alteração da sinalização e toponímia internas da Freguesia.
Contudo, depois de nos identificarmos de forma organizada internamente, ainda há muito trabalho a fazer, nomeadamente:
1) Indicar o caminho da Portela aos que nos querem visitar e não nos conhecem, nomeadamente com a identificação e sinalização da direcção da Portela nas zonas e estradas circundantes à freguesia;
2) Indicar dentro da Portela as nossas vizinhanças e pontos principais para quem da Portela quer sair, de forma a deixarmos de ser considerados um ghetto onde , actualmente, raros são os visitantes que conseguem sair à 1ª vez sem se perderem;
Em relação ao acima exposto, venho pedir a acção, a pressão, ou o envolvimento da Junta de Freguesia junto das entidades competentes para sinalizar a Portela além da freguesia. A Portela conta com mais de 15 mil habitantes, alta densidade populacional e com muitos serviços. Somos pequenos e isso podia ser uma vantagem competitiva para sermos uma freguesia modelo em organização. É importante mesmo a nível de valorização imobiliária e para o bem-estar dos residentes que outras pessoas que não conhecem a Portela fiquem a conhecer, que cá consigam chegar facilmente, e que de cá saiam satisfeitas e sem medo de se perder. Diminuir esse risco era algo que considero bastante importante.
Identifiquei vários sítios onde fazia sentido a identificação, o mais rapidamente possível, com placas a indicar o caminho da “Portela”, dado os visitantes não terem que estar a adivinhar quando e para onde devem virar para conseguirem chegar à nossa freguesia.
Eis os sítios em falta grava: Rotunda Dr. Alfredo Bensaúde; Rotunda ao pé do Pingo Doce, na Estrada da Circunvalação; Praça do Venturoso no Parque das Nações; Rotunda no Parque das Nações na saída da IC2 entre a Alameda dos Oceanos.
Além disso, no percurso da 2ª circular, não há qualquer referência em estrada à Portela, existindo a Sacavém, havendo somente a indicar a Portela na “última saída”, ao pé da estação de serviço Galp/ Burger King.
Na IC 17, há referência somente às saídas de Sacavém e Moscavide não existindo qualquer referência à Portela. Porquê? Falta mais do que uma placa a identificar a possível saída para a Portela.
Quem vem na Ponte Vasco da Gama também não há qualquer referência à saída para a Portela. Porquê? Falta mais do que uma placa a identificar a possível saída para a Portela.
Na IC 2 também só há a referência à nossa freguesia mesmo na saída que vai dar à Rotunda Dr. Alfredo Bensaúde pelo túnel. Porquê?
Idealmente era importante também colocar várias placas com a direcção da Portela na Encarnação, e no Prior Velho.
Em relação ao ponto 2, venho pedir que continuem o bom trabalho de identificação na Portela mas, agora numa óptica de “visitante perdido”, colocando placas para os locais principais, por exemplo: A1/Porto, Segunda Circular/Lisboa; Aeroporto, Ponte Vasco da Gama, Parque das Nações, Centro de Lisboa, Centro de Loures, Moscavide e Sacavém para que os nossos visitantes não tenham medo de se perderem enquanto saem da Portela.
Não obstante os pontos acima expostos, espero que continuem as pressões à expansão do metro, prometidas pela Exma. Sra. Eng.ª Ana Paula Vitorino, ex-secretária de Estado dos Transportes em Julho de 2009 para a expansão da linha vermelha no corredor Moscavide/Portela/Sacavém, onde a mesma, dizia que “a expansão do Metropolitano de Lisboa ao concelho de Loures vai arrancar em 2012 e vai custar perto de 565 milhões de euros aos cofres do Estado, estando previsto o início de funcionamento entre 2014 e 2015.”
Precisamos de nos conhecer, mas também de nos dar a conhecer com o orgulho suficiente de querermos, no mínimo, existir nas mentes dos que circulam perto de nós. Como o transporte mais habitual e utilizado para chegar à Portela é o automóvel, dada a ausência da tão necessária boa rede de transportes públicos, acho que a concretização dos pontos 1 e 2 acima expostos eram de grande importância para a valorização da nossa freguesia.
Para sermos mais Portela e a Portela Ser Futuro, há que agir de forma holística. Há que “Sinalizar Portela”.
Com os melhores cumprimentos,
Atento,
Portela, 11 de Abril de 20011
Um morador da Portela,
Gustavo Neves-Lima