segunda-feira, novembro 24, 2008

Números.. que eu até gosto deles...

Às vezes esqueço-me de alguns números.. e depois tenho de me relembrar...

Aqui fica:

Numeração Romana( fonte: Wikipédia):

As letras são sempre maiúsculas, já que no alfabeto romano não existem as minúsculas, as letras são I, V, X, L, C, D e M.


Decimal Romana
1 I
5 V
10 X
50 L
100 C
500 D
1.000 M


E não havia 0.. isso foi invenção árabe, se não me falha a memória...
Por exemplo...
5.000 V
Pondo um traço por cima multiplica-se por 1000..

Então estamos no ano..

MMVIII
:)
2008... heyyyyyyyyyyy grande festa!

2 comentários:

Anónimo disse...

É sempre bom relembrar, mas podias explicar porque te lembraste da numeração romana assim tão de repente! Senão te lembravas é porque não aprendeste como deve de ser na primária! Beijinhos Mary P.S. - Repara nas horas a que escreveste, foi à tarde e não à noite ou de madrugada... algo se passou... Estás bem? :-)

Anónimo disse...

Às vezes, tenho o mm prob c a numeração romana nas placas antigas, mas c algum raciocíonio lá consigo a descodificação da codificação de um tempo ido, cópia em parte dos Gregos. Pelo menos, a numeração foi inédita. As festas eram mais ou menos comuns e livres! ;)