sábado, maio 09, 2009

Conferência do Nobel da Economia e Jantar em São Bento


A Conferência Economia e Energia, realizou-se ontem, dia 8 de Maio de 2009, teve como orador o Nobel da Economia Joseph Stiglitz no auditório da Fundação Gulbenkian. O Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, deu as honras de apresentar o orador e gerir as conversas. Nela estiveram presentes centenas de pessoas, entre eles várias dezenas de alunos universitários de Economia, Engenharia e Gestão de todo o país.

Tratou-se mais de uma palestra a falar sobre as razões da crise e de possíveis formas de a tentar resolver do que abordar a questão da Energia em Portugal.

Stiglitz, quando questionado por um dos presentes, abordou o tema das Renováveis relativamente ao afirmar que as Green Industries eram uma boa forma de se investir devido à sustentabilidade que daí adviria. Criariam emprego e fomentariam a procura devido ao investimento necessário. Disse também que para incentivar as En, ainda mais, a sua propagação o custo cobrado pelo co2 deveria ser mais elevado e que na Europa o preço deveria ser ainda mais realista (mesmo tendo já a União Europeia alguns avanços neste mercado do carbono, quando comparado com os EUA onde o co2 tinha preço de 0). Ao fazer pagar-se pelo co2, muitas empresas que iriam ser forçadas a investir em energias menos poluentes para não pagar os custos com as emissões poluentes(lá está... pagar pelas externalidades).

De uma conferência interessante, a um jantar em São Bento. Comemos no jardim do Palácio de São Bento onde o bom tempo não estragou a festa. De um jantar a uma conversa apetitosa, quase à porta fechada, com o Sr. Primeiro Ministro José Socrates. Esta honra coube aos poucos que ficaram para o fim. Fiquei supreendido. Vi a parte humana do nosso Engenheiro. Saí bem impressionado. Foi bom ter esta experiência. Senti mais um orgulho de ser habitante deste pequeno país com tanta personalidade. Onde o nosso líder consegue sentar-se a conversar com os jovens deste país. Debater. Explicar. Estar próximo do poder político é importante para percebermos que somos o futuro deste país. "Quem sabe se não sairá daqui o próximo Primeiro -Ministro deste país" brincou Sócrates.


Hoje saúdo Portugal. É preciso ter fé. Mas é preciso agir. Já agimos em tempos contra mares desconhecidos. Hoje também é dia. O futuro a nós pertence. Temos um lider para nos guiar, isso é certo. Se os Media não passassem o tempo sempre a dar só notícias degradantes e pessimistas, talvez estivessemos bem melhor. Bem mais felizes. Bem menos deprimidos como país. Não é assim. Não "é a vida".

Obrigado Sr. Primeiro Ministro, foi uma honra. "Foi mais que um prazer".
Precisavamos de agir, mesmo que custe a muitos... mas na mudança e na política temos que fazer decisões... e algumas prejudicam algumas "divisões", mas é preciso pensar pelo todo. Pelo todo e pelo país. O nosso país. A longo prazo.

Gustavo Lima

Sem comentários: