segunda-feira, novembro 20, 2006

...a vida moderna... homogeneidade...

"Um dos preços mais elevados que estamos a pagar pelo nosso dito estilo de vida moderno nos últimos cinquenta anos é tornarmo-nos cada vez mais parecidos uns com os outros. Todos nós suportamos os mesmos programas de televisão, lemos as mesmas revistas, usamos o mesmo vestuário e compramos a mesma comida congelada. Todos vivemos e morremos ao compasso do relógio, matamo-nos prematuramente uns aos outros em automóveis semelhantes, perdemos a noite num jogo de futebol ou num escritório, nunca parecemos ter muito tempo para os nossos cônjuges e filhos, olhamos impotentes enquanto os nossos oceanos e lagos são envenenados e tentamos não pensar numa bomba de hidrogénio a aterrar en qualquer lugar próximo da nossa cidade ou vila.
Conforme os anos passam, acertamos todos o passo para marcharmos ao toque do mesmo tambor, correndo para a frente ou para trás ao mesmo ritmo de todos os outros, praticamente sorrindo a uma ordem- seres produzidos em massa com tanta personalidade como qualquer dos milhões de bolachas de água e sal que saiem diariamente dos fornos da nabisco"
de OG Mandino, in A melhor maneira de viver
Li este livro, que é uma espécie de manual de auto-ajuda... enfoca a necessidade de acção para a pessoa melhorar a condição actual e depois refere algumas formas de melhorar o dia a dia.. engraçado, mas bastante previsível.

Sem comentários: