segunda-feira, outubro 09, 2006

Atingir o "fluxo"! Heis uma questão!

"Ser capaz de entrar em fluxo é inteligência emocional no seu melhor; o fluxo representa possivelmente o máximo em matéria de dominar as emoções ao serviço do desempenho e da aprendizagem"
(...)
"O fluxo é um estado-esquecimento, precisamente o contrário da ruminação e da preocupação: em vez de se perderem em preocupações nervosas, as pessoas em estado de fluxo ficam tão absortas no que estão a fazer que perdem toda a consciência de si mesmas, esquecendo os pequenos problemas"
(...)
"o simples prazer do acto em si mesmo é que os motiva"
in Inteligência Emocional de Daniel Goleman

Ou seja, porque não motivar os colaboradores e as pessoas que nos rodeiam tentando que elas entrem em fluxo nas áreas que mais as motivam? Heis uma questão para a GRH do século XXI.

Estou a ler o livro, já vou a meio, e tem inúmeras questões interessantes e bastante práticas do dia a dia...

" Num certo sentido, possuímos dois cérebros, duas mentes, e dois tipos diferentes de inteligência: racional e emocional"
by Goleman

2 comentários:

jo flow disse...

estou a ler o livro tb, mas ainda não cheguei a meio, vou no fim do capitulo 0, precisamente na parte onde fala do entrar em fluxo.
a questão julgo eu é que é algo de complicado, manter a capacidade de entrar em fluxo. Julgo que acidentalmente já muita gente teve essa experiencia, agora saber como lá chegar já é mais dificil e ainda mais depois de o saber fazer, saber como continuar a faze-lo, pois pelo que me parece não é uma aprendizagem estática, é preciso estar constantemente a descobrir como chegar lá.

GNL disse...

Acho que chegamos muito mais facilmente ao fluxo quando estamos a fazer algo que gostamos. Com uma maior controle sobre nos e uma maior "especialização" sobre dados assuntos, acho que atingir o fluxo será uma prioridade quando queremos aumentar níveis de produtividade. Quando gostamos de fazer algo o tempo passa facilmente...e a produção é máxima...saimos do nosso mundo e entramos no mundo do que estamos a fazer... já tive esses momentos em relação a algumas coisa.. e sabe bastante bem... claro está que se me compreendesse melhor...podia-o fazer mais vezes...cumprimentos jo flow..